Você tem sentido dificuldade para ter atenção em alguma coisa, ou que às vezes esquece das coisas muito fácil?
Atualmente tenho recebido muitas queixas de pacientes que estão enfrentando dificuldades para compreender e manter informações por muito tempo. Vivemos em uma sociedade constantemente acelerada, onde estamos 24h conectados aos nossos celulares e computadores. Nossas mentes estão a todo momento ligadas em tudo, fazendo multitarefas e muitas vezes esquecemos de desacelerar.
A falta de atenção e a falta de memória são dois aspectos fundamentais da cognição humana que muitas vezes se entrelaçam de maneiras complexas. Enquanto a ATENÇÃO refere-se à capacidade de FOCAR em informações específicas, a MEMÓRIA envolve a capacidade de ARMAZENAR E RECUPERAR essas informações quando necessário. Ambos desempenham papéis essenciais em nossas vidas diárias, influenciando desde nossas interações sociais até nosso desempenho acadêmico e profissional.
Hoje em dia, a falta de atenção e problemas de memórias têm se tornado algo comum e até mesmo normalizado. No entanto, devemos reconhecer e ter atenção que essas questões representam graves problemas que podem impactar em nossa qualidade de vida.
Por isso, a DICA VALIOSA que eu trago para você é: DESACELERE para continuar trilhando seu caminho.
Existem estratégias que podem te ajudar a melhorar essas condições, e aqui estão alguns exemplos:
- Anotar tudo que está em sua mente em um bloco de nota;
- Praticar técnicas de mindfulness aumenta a capacidade de concentração e reduz distrações;
- Praticar exercício físico de sua escolha.
Enfim, o importante é você se lembrar desses cuidados e de se cuidar. Nossa mente é nosso tesouro!
Busque orientação médica sempre que necessário. Estamos aqui para ajudá-lo(a)!